top of page
DSC_1057.jpg

Como as Emoções Impactam a Saúde do Corpo: 5 Formas Surpreendentes

Todos os dias, a nossa mente e o nosso corpo vivenciam um conjunto de emoções que impactam directamente a nossa saúde. Os pensamentos alteram o campo emocional, e por consequência, essas emoções têm uma influência directa no funcionamento do nosso corpo físico.


Na prática, nem sempre estamos conscientes de como funciona esta tríade, corpo-mente-emoções, mas de certeza que já te aconteceu ter uma reacção física após uma experiência emocional intensa.

Um exemplo: A sensação de borboletas ou um frio na barriga que surge quando estamos perante uma situação nova.


Neste artigo, vamos reflectir de que forma as emoções afectam o nosso corpo e a importância de cuidarmos da nossa saúde de forma integral.


1) Tensão Muscular e Dores:

Uma das queixas mais comuns, por conta da exposição prolongada ao stress e à ansiedade, é a acumulação de tensão nos ombros, pescoço e trapézio podendo até resultar em episódios de dor, aguda ou crónica.

2) Sistema Imunitário Enfraquecido:

Quando vivenciamos um conjunto de emoções negativas, o nosso sistema imunitário fica comprometido, tornando-nos mais suscetíveis a doenças.


3) Problemas Digestivos:

Outras sintomatologias possíveis de observar no que toca às consequências de uma rotina acelerada são desequilíbrios no tracto digestivo. Dor de estômago, indigestão, refluxo e síndrome do cólon irritável são alguns dos exemplos que podem ocorrer no corpo como resposta à exposição a emoções negativas.


4) Distúrbios do Sono:

Quando temos um dia cheio de emoções intensas sentimos que a qualidade do nosso sono é comprometida. E, porque isso acontece? O nosso cérebro processa muito do que foi vivido no período da noite e é por isso que tantas vezes quando chega a hora do descanso somos visitados por uma inquietação nocturna acompanhada de pensamentos acelerados e/ou reflexivos.


5) Problemas Cardíacos:

Estudos demonstram uma ligação directa entre as emoções negativas e o surgimento de problemas cardíacos. O nosso coração acaba por ser bastante estimulado às vivências do dia a dia. Por exemplo, numa reunião com o chefe, o nosso coração acelera em resposta a um episódio de ansiedade. Uma rotina muito acelerada pode aumentar a pressão arterial e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

_ Com isto conseguimos analisar que por vezes a materialização de uma doença física teve como ponto de partida a exposição prolongada a uma emoção negativa.


Quando tomamos consciência da relação directa entre corpo, mente e emoções, sabemos o quanto é importante procurar apoio emocional, implementar um conjunto de práticas saudáveis de auto cuidado na nossa rotina que nos ajude a cultivar emoções positivas e a viver com saúde.

Se te identificas com esta temática, considera a oportunidade de vivenciares o poder transformador dos retiros espirituais. Os nossos programas incluem diversas práticas, holística e integrativa, com espaço e tempo para reflexão e conexão contigo mesmo.

 

*As informações contidas nesta publicação têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de médicos, nutricionistas e outros profissionais de saúde.

0 comentário

Comments


bottom of page